sexta-feira, 25 de maio de 2007

A lenda da conquista de Alenquer aos mouros...


A lenda da conquista de Alenquer aos mouros, como lenda que é, não está provada ter algum fundamento.
Existem mesmo duas versões da mesma lenda.De qualquer modo, aqui fica, pelo menos como curiosidade:
Diz uma das versões da lenda que D.Afonso Henriques, nas suas conquistas, deparou com uma cidade, fortemente defendida pelos mouros, dentro das suas muralhas.Resolveu cercá-la, com o intuito de a conquistar mas os mouros mantinham-se alerta e apresentava-se dificil conseguir os seus fins.Na manhã do dia em que o rei tinha resolvido invadir o castelo, indo o rei cristão com o seu séquito banhar-se no rio e fazer suas correrias, notaram que um cão grande e pardo que vigiava as muralhas e que se chamava "Alão” calou-se e lhes fez muitas festas. El-rei tomando isto por bom presságio mandou começar o ataque, dizendo "O ALÃO QUER, palavras que serviram de futuro apelido à vila.


Uma outra versão, diz que o cão Alão era encarregado de levar as chaves na boca, todas as noites, pela muralha fora até à casa do Governador e os cristãos aproveitando os instintos do animal, prenderam uma cadela debaixo de uma oliveira à vista do cão que, subjugado por sentimentos amorosos, galgou os muros, entregando assim as chaves aos portugueses.

Fica à vossa escolha qual das duas lendas terá mais fundamento... ou darem crédito aos historiadores que apresentam outras explicações...

Nenhum comentário: